O Unboxing da BepiColombo no Espaçoporto da Guiana Francesa

Lembram do vídeo de ontem quando falei que a sonda da missão BepiColombo tinha sido embarcada para a Guiana Francesa, onde seria desempacotada para começar a ser preparada para o lançamento? Não sabe do que estou falando? Vou deixar o vídeo no final do post.

Pois bem, os três os módulos da missão BepiColombo da ESA/JAXA para Mercúrio aparecem na foto acima logo depois de terem sido desempacotados no EspaçoPorto da Europa em Kourou, na Guiana Francesa.

O estágio central é o módulo japonês de oito lados, o chamado Mercury Magnetospheric Orbiter, o MMO, com a sua antena de alto-ganho vista no topo do módulo, inclinada para cima, a antena será usada para realizar a comunicação com as estações na Terra. À direita, está o Mercury Planetary Orbiter, o MPO, da ESA, atualmente sem as suas coberturas protetoras de isolamento. Junto, os dois orbitadores científicos conduzirão a investigação científica mais detalhada de Mercúrio e de seu ambiente.

Os dois orbitadores serão carregados para o planeta mais interno do Sistema Solar, pelo Mercury Transfer Module, o MTM, que pode ser visto ao fundo à esquerda. Os painéis solares que irão fornecer a energia solar para a sonda serão acoplados posteriormente.

Depois de ser desempacotado no Espaçoporto, cada módulo foi examinado para ver se eles sobreviveram bem à viagem da Europa para a América do Sul e se tudo continua funcionando e alinhado de forma correta.

As unidades individuais no MPO e no MTM, como as baterias e as unidades de força, também foram inspecionadas e adicionadas à sonda. Os dois módulos foram também conectados com cabos para as verificações elétricas, eles serão mecanicamente acoplados quando estiver mais perto do lançamento no final de 2018.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2018/05/BepiColombo_unpacked_at_the_Spaceport

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.