O Turbilhão de Nuvens de Saturno

PIA14946SaturnNPcassini


observatory_1501051Ao adquirir sua primeira visão iluminada pelo Sol da região mais ao norte de Saturno no final de 2012, a câmera de grande angular da sonda Cassini registrou essa impressionante imagem em cores falsas do polo norte do planeta dos anéis. A composição dos dados de imagem infravermelha resultam em tonalidades avermelhadas para nuvens baixas e tonalidades esverdeadas para as nuvens mais altas, dando às nuvens de Saturno uma aparência vivida. Enorme para os padrões terrestres, a tempestade parecida com furacão do polo norte de Saturno é profunda, vermelha e tem cerca de 2000 quilômetros de largura. Nuvens na sua borda externa viajam a mais de 500 quilômetros por hora. Outros vórtices atmosféricos também espiralam dentro do jato de seis lados verde amarelado conhecido como hexágono. Além dos topos das nuvens, na parte superior direita, os arcos dos anéis característicos do planeta brilham em azul.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140806.html


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.