fbpx

O Trânsito de Vênus de 2012

Ocorrendo aos pares separados por mais de cem anos, até hoje só ocorreram oito trânsitos de Vênus desde a invenção do telescópio em 1608. O próximo será em Dezembro de 2117. Porém essa semana, muitos dos telescópios modernos e das câmeras atuais puderam observar esse raro evento do trânsito de Vênus, registrando sua rara silhueta contra o disco do Sol. A imagem acima, espetacularmente nítida foi feita através de um telescópio na Georgia, EUA, usando um filtro H-alpha com o objetivo de mostrar o disco planetário arredondado contra a superfície solar agitada, repleta de filamentos escuros, manchas e proeminências. O trânsito ao todo durou 6 horas e 40 minutos. Historicamente falando, os astrônomos usavam o tempo do trânsito observado de diferentes locais para triangular a distância de Vênus, atualmente os astrônomos usam a técnica do trânsito planetário na busca de exoplanetas localizados em sistemas estelares distantes.

Como todos sabem, o trânsito não pôde ser observado do Brasil. Mas felizmente, ou infelizmente para alguns, temos a tecnologia a nosso favor. Com essas modernidades nós, pobres brasileiros, pudemos acompanhar o trânsito que foi transmitido por uma infinidade de canais na internet. Eu mesmo usei dessa tecnologia para acompanhar o trânsito. Escolhi, o site do Observatório Keck no Havaí que fez uma transmissão maravilhosa do evento, com um bom streamer e com os astrônomos comentando as partes principais e respondendo a questões interessantes durante todo o fenômeno. Fiz screen shots das principais etapas do evento e juntei todo esse material no vídeo apresentado abaixo. As principais fases do trânsito, como a entrada no disco solar, o máximo do fenômeno e a saída foram devidamente registradas. Fica aí a minha singela contribuição para o processo de observação e documentação desse raro evento astronômico.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120607.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.