O TIRO DE CANHÃO DE UMA SUPERNOVA | SPACE TODAY TV EP.1826

20% DE DESCONTO NA COMPRA DE 2 OU MAIS CAMISETAS NA SPACE TODAY STORE:

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

——————————————————————————-

Os pulsares são estrelas de nêutrons em rápida rotação que restam depois que uma estrela massiva explode como supernova.

Em 2017, através de um projeto de ciência cidadã chamado Einstein@Home, que usa o computador de pessoas voluntárias para processas os dados do telescópio espacial Fermi da NASA, os astrônomos descobriram um pulsar que vamos chamar aqui de J0002.

Ele está localizado a cerca de 6500 anos-luz de distância da Terra na constelação da Cassiopeia e gira a uma velocidade de 8.7 vezes por segundo, produzindo em cada rotação um pulso de raios-gama que foi registrado pelo Fermi.

Como eu falei, um pulsar é produzido quando uma estrela de grande massa explode em supernova.

Nesse caso, a supernova que gerou esse pulsar se chama CTB 1, e o pulsar, está localizado a cerca de 53 anos-luz de distância da sua supernova de origem.

Depois de descobrir o pulsar com o projeto de ciência cidadã, o grande VLA um dos maiores rádio telescópios do mundo foi apontado para lá para estudar em detalhe o objeto.

Os astrônomos descobriram algo interessante, o pulsar tinha uma cauda.

Na verdade essa cauda é a onda de choque gerada pelo pulsar à medida que ele se afasta da supernova, mas que só é visível nas ondas de rádio.

E o mais impressionante, é que a cauda apontava na direção da remanescente de supernova.

Com os dados do Fermi e do VLA, os astrônomos foram capazes de medir a velocidade com a qual o pulsar foi atirado pela supernova e em qual direção ele está se movendo.

Os astrônomos descobriram que o pulsar está vagando pelo universo a uma velocidade de 4 milhões de km/h.

E ele foi atirado pela supernova, quando ela se formou a aproximadamente 10 mil anos atrás.

Essa velocidade é cerca de 5 vezes maior do que a velocidade média com a qual pulsares se movem pelo universo.

E com essa velocidade eventualmente ele poderá escapar da Via Láctea.

O mecanismo que expulsou o pulsar a essa velocidade é ainda um mistério.

Os astrônomos têm uma ideia, o processo de geração de uma supernova não é algo tranquilo, é repleto de instabilidades e pode ser que numa dessas instabilidades durante o processo de colapso da estrela, o caroço central tenha sido expulso da supernova.

O universo nos surpreende a cada dia, e nos apresenta fenômenos incríveis.

Agora sabemos que as supernovas podem dar tiros!!!

#Supernova #Pulsares