O Teste Estático do Falcon Heavy

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, às 15:30, hora de Brasília, a empresa SpaceX fez o teste estático dos 27 motores do seu novo veículo de lançamento, o Falcon Heavy. Os motores ficaram ligados por 10 segundos. Esse teste indica que a SpaceX está mais próxima da data de lançamento de seu novo foguete.

O teste dos motores de querosene e oxigênio líquido do Falcon Heavy produziram um impressionante barulho e maravilhosas colunas de fumaça no Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center. Esse foi o maior foguete que teve seus motores ligados nessa base de lançamento, desde que o Ônibus Espacial Atlantis realizou seu voo final no programa dos ônibus espaciais em Julho de 2011. O teste de 10 segundos foi o suficiente para que a SpaceX pudesse verificar que todos os 27 motores do foguete se comportaram bem sem ser lançado.

O primeiro lançamento do Falcon Heavy é motivo de especulação desde que o veículo foi anunciado pela primeira vez. A empresa baseada em Hawthorne na Califórnia, tem focado no seu foguete em ação, o Falcon 9 e aumentando os lançamentos. A perda de um Falcon 9 durante um teste estático em Cabo Canaveral em Setembro de 2016 e o subsequente concerto dessa base de lançamento provavelmente impactou no programa do Falcon Heavy. Antes disso, a SpaceX, tinha perdido uma sonda Dragon, a CRS-7, em 2015, durante um voo para a Estação Espacial.

Mas agora, um primeiro lançamento do Falcon Heavy vem se tornando cada vez mais real, desde quando o Elon Musk, compartilhou nas suas redes sociais fotos do Falcon Heavy e da sua carga um carro Tesla Roadster, em Dezembro de 2017.

Uma data de lançamento havia sido movida de meados de Janeiro para o final de Janeiro de 2018, e agora deve acontecer em algum momento em Fevereiro de 2018. Esses adiamentos podem ter ocorrido devido a uma grande cautela com o seu novo foguete. O foguete foi erguido no Complexo de Lançamento 39A pela primeira vez em 28 de Dezembro de 2017, e desde então o teste estático vem sendo ensaido. Na última semana o problema estava ligado ao shutdown da NASA.

Não foi anunciada ainda uma data certa para o lançamento do Falcon Heavy, Elon Musk o CEO da SpaceX, disse que como correu tudo bem com o teste estático, o lançamento pode acontecer mais ou menos dentro de uma semana.

Fontes:

https://spaceflightnow.com/2018/01/24/hold-down-firing-nudges-falcon-heavy-rocket-closer-to-first-liftoff/

http://www.spaceflightinsider.com/organizations/space-exploration-technologies/spacex-falcon-heavy-warms-lc-39a-static-test-fire/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.