O TESS da NASA Chega No Kennedy Space Center Para Se Preparar Para o Lançamento

A próxima missão quer irá caçar exoplanetas da NASA, chegou na Flórida para começar os preparativos finais para o lançamento. O Transiting Exoplanet Survey Satellite, ou TESS, está programado para ser lançado a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, direto da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral no Kennedy Space Center da NASA, em meados de Abril de 2018 (o lançamento estava orginalmente programado para Março de 2018, mas a SpaceX pediu um mês a mais para preparar o foguete para esse lançamento). O TESS foi entregue na Flórida por um caminhão da Orbital ATK de Dulles, Virginia, onde passou o ano de 2017 sendo montado e testado. Durante o próximo mês, a sonda será preparada para o lançamento no Payload Hazardous Servicing Facility do Kennedy Space Center, o chamado PHSF.

A missão TESS é o próximo passo em pesquisa da NASA para descobrir e estudar os planetas fora do nosso Sistema Solar, os exoplanetas. A missão irá vasculhar o céu como um todo para monitorar mais de 200 mil estrelas próximas e brilhantes buscando por eventos de trânsito, diminuições periódicas do brilho das estrelas causadas pela passagem de planetas. A expectativa é que a missão TESS encontre milhares de novos exoplanetas. O Telescópio Espacial James Webb, programado para ser lançado em 2019, irá fazer importante observações posteriores do principais exoplanetas descobertos pela TESS, permitindo assim que os cientistas estudem suas atmosferas, e em alguns casos especiais busquem por sinais de que alguns exoplanetas possam suportar a vida.

A TESS é uma missão da NASA Astrophysics Explorer, liderada e operada pelo MIT em Cambridge, Massachusetts, e gerenciada pelo Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. O Dr. George Ricker do Kavli Institute for Astrophysics and Space Research do MIT é o principal pesquisador da missão. Parceiros adicionais são a Orbital ATK, o Ames Research Center da NASA no Vale do Silício na Califórnia, o Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e o Space Telescope Science Institute. Mais de uma dezena de universidades, institutos de pesquisa e observatórios no mundo todo participam da missão. O Launch Services Program da NASA é responsável pelo gerenciamento do lançamento. A SpaceX, com sede em Hawthorne, na Califórnia, é a fornecedora do serviço de lançamento pelo foguete Falcon 9.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2018/nasa-s-transiting-exoplanet-survey-satellite-arrives-at-kennedy-space-center-for-launch

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.