APRENDA ANÁLISE DE DADOS DE GRAÇA NA ALURA, SÃO 5 AULAS GRATUITAS PARA VOCÊ CONHECER O DATA SCIENCE USANDO PYTHON, E O MELHOR, DE GRAÇA, SE INSCREVA COM O LINK ABAIXO:

http://bit.ly/imersaodados-alura-space

O helicóptero da NASA em Marte, o Ingenuity, continua quebrando recorde atrás de recorde.

Dessa vez, nesse domingo, dia 25 de abril de 2021, ele voou mais rápido e mais longe do que já tinha feito em qualquer lugar, até mesmo nos testes aqui na Terra.

O helicóptero decolou às 2:31 da manhã, na hora de Brasília, o que equivale a 12:33 na hora local marciana, e chegou a atingir 5 metros de altura, a mesma altura do seu segundo voo.

Então ele voou por 50 metros, o que equivale a metade de um campo de futebol e depois retornou para o ponto de partida.

A velocidade dessa vez foi de 2 m/s.

Por volta das 11:16, no horário de Brasília os dados de Marte começaram a chegar, a equipe no JPL ficou relamente fascinada vendo o helicóptero desaparecer do campo de visão da câmera Mastcam-Z do rover Perseverance da NASA.

O voo de hoje mostrou capacidades incríveis de se voar em Marte, ou seja, além de simplesmente levantar voo e pairar no ar é possível viajar pela atmosfera marciana, algo até então nunca testado.

O que temos hoje é esse belo vídeo da Mastcam-Z mas devem chegar mais dados no decorrer dos dias mostrando os 80 segundos de voo do Ingenuity sobre a Cratera Jezero em Marte.

Um dos grandes desafios é fazer a câmera do Ingenuity funcionar bem, a uma longa distância e durante o voo, e isso a equipe conseguiu fazer, mostrando que os algoritmos estão rodando perfeitamente para a execução dessas tarefas.

Outro teste importante que foi impossível de ser realizado aqui na Terra, foi ver a câmera preto e branco do Ingenuity funcionar sem problema e rastrear perfeitamente as feições

Aparentemente tudo funcionou bem, mas agora eles têm os dados para estudar esse voo, algo que nunca foi feito nem na Terra, devido às limitações da câmara onde o Ingenuity foi testado.

Com o terceiro voo sendo executado de forma perfeita, agora é pensar no quarto voo que deve acontecer nos próximos dias e quem sabe num quinto voo ainda.

Lembrando que no dia 2 de maio de 2021 acaba a aventura do Ingenuity em Marte, essa missão é uma prova de tecnologia e a ideia é que ele sobreviva por 30 sol, dias marcianos, o que se encerra em 2 de maio.

Mas até agora está correndo tudo como planejado, e o principal de tudo isso, estamos voando em Marte!!!

Fonte:

https://mars.nasa.gov/news/8930/nasas-ingenuity-mars-helicopter-flies-faster-farther-on-third-flight/

#INGENUITY #MARS2020 #SPACETODAY
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.