fbpx

O Telescópio Espacial Hubble Observa o Objeto Herbig-Haro 110: Um Verdadeiro Gêiser de Gás Quente

O objeto Herbig-Haro 110 é descrito pela NASA como sendo um gêiser de gás quente originado de uma estrela recém nascida que foi ejetado para cima respingando contra o denso núcleo de uma nuvem molecular de hidrogênio. As plumas de gás lembram a fumaça de fogos de artifícios mas são muito menos densas. De acordo com a NASA, essas plumas são na verdade bilhões de vezes menos densas do que a fumaça expelida pelos fogos. Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra a luz integrada dessas plumas, que medem anos-luz de comprimento. Clicando na imagem acima é possível acessar uma imagem grande e de alta resolução do objeto Herbig-Haro 110.

O site do Hubble na internet diz que os objetos do tipo Herbig-Haro podem aparecer em diferentes formas, mas a configuração básica sempre é quase a mesma.

Esses objetos são jatos gêmeos de gás aquecido, ejetados em direções opostas de uma estrela em formação, através do espaço interestelar. Os astrônomos suspeitam que esses jatos são abastecidos por gás acrescidos numa jovem estrela envolta por um disco de gás e poeira. O disco é um tanque cheio, a estrela é o motor gravitacional, e os jatos são os escapamentos.

Quando esses jatos energéticos são emitidos contra um gás mais frio, a colisão gera algo como uma mega congestionamento numa estrada em um feriado prolongado. O gás dentro da frente de choque reduz de velocidade, mas mais gás continua a se empilhar à medida que os jatos continuam a ser emitidos. A temperatura então se eleva rapidamente e essa região começa a brilhar. Essas ondas de choque são assim denominadas pois lembram as ondas que se formam na frente de um barco navegando em um lago.

Fonte:

http://www.sciencespacerobots.com/blog/70720123

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .