O Tamanho Relativo dos Objetos do Sistema Solar e o Domínio da Lua

Normalmente quando se fala dos planetas e objetos celestes que podem ser observados no céu, a Lua sempre é citada como um dos objetos mais fascinantes. A razão para isso é que ela aparece grande no céu para nós e possui uma complexa superfície que dependendo da iluminação que a atinge nos mostra diferentes feições. Uma maneira de mostrar isso, é com um gráfico como o apresentado acima. Esse gráfico foi construído usando fotos e mostra de forma perfeita como cada objeto do Sistema Solar aparece em tamanho relativo nos céus para nós. Pode-se ver, por exemplo, que os gigantescos Júpiter e Saturno se apresentam com o mesmo tamanho angular que um pedaço de mar dentro da cratera Riccioli da Lua. Independente do tamanho do instrumento óptico que está sendo usado, seja um pequeno telescópio ou o próprio Telescópio Espacial Hubble mostrarão a mesma diferença, lógico que com instrumentos maiores mais detalhes serão revelados, principalmente se esse instrumento for apontado para a Lua. Não estamos dizendo para observar menos os outros objetos do Sistema Solar, que nos mostram maravilhas também, mas a Lua, devido a sua proximidade e complexidade se apresentará com detalhes impressionantes para os observadores em Terra.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/April+29%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.