fbpx

O Tamanho das Feições No Pequeno Grande Mercúrio

Embora Mercúrio seja o menor dos quatro planetas terrestres no Sistema Solar, sua área superficial é aproximadamente metade de toda a terra na superfície da Terra. Assim existe muito lugar onde se posa encontrar crateras, paisagens tectônicas, planícies, cavidades e uma miríade de outras feições interessantes.

Assim é bem possível perder de vista, apesar do seu pequeno tamanho, quão grande muitas feições de Mercúrio são. A imagem acima mostra um fotomosaico da Bacia Caloris, com uma cratera muito menor sem nome no seu quadrante noroeste destacada com um pequeno quadrado vermelho. O detalhe inferior esquerdo, destacado em vermelho, mostra uma imagem NAC de alta resolução dessa mesma cratera, e o detalhe inferior direito, destacado em amarelo mostra como toda a cidade de Washington se encaixaria confortavelmente dentro da área entre o pico central da cratera e o seu anel. O Distrito de Columbia forma um diamante parcial que tem 16 km na parte lateral, ou aproximadamente 22 km de norte a sul, e é o lar de mais de 600000 pessoas. De fato, a Caloris é tão grande que o estado inteiro do Texas poderia caber dentro de seu perímetro.

Assim, embora Mercúrio possa ser o menor mundo terrestre, nós sabemos que mesmo assim ele ainda é um local bem grande.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=944

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .