O Surpreendente Cometa ISON


observatory_150105Após não ter aparecido no campo de visão das sondas que observam o Sol no periélio, ou seja, sua maior aproximação com o Sol, o Cometa ISON foi dado presumidamente como perdido. Mas o ISON surpreendeu os observadores, ontem, quando uma parte de seu material ainda viajava ao longo da trajetória do cometa tornando-se visível e até mesmo desenvolvendo uma extensa cauda de poeira na forma de leque. O vídeo acima, editado e processado em formato HD, é composto por frames obtidos pelos coronógrafos da sonda SOHO. A sonda segue o cometa no campo de visão de suas câmeras de grande angular (azul) e restrita (vermelho) nas horas tanto antes como depois da passagem do cometa pelo periélio. Em ambos os campos, a luz do Sol é bloqueada por um disco de ocultação central. Um círculo branco indica a posição e a escala do Sol. Com questões ainda para serem respondidas e com a tentadora possibilidade que um pequeno núcleo cometário tenha sobrevivido, o Cometa ISON nascerá antes do Sol surgir nos céus do planeta Terra, nos próximos dias.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap131130.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.