fbpx

O Sputnik 1

No dia 4 de Outubro de 2011, a sonda Sputnik 1 foi lançada com sucesso e entrou na órbita da Terra. E assim, começou a era espacial. O lançamento com sucesso chocou o mundo e deu à antiga União Soviética a distinção de colocar o primeiro objeto construído pelo homem no espaço. A palavra Sputnik originalmente significava “companheiro viajante”, mas tornou-se sinônimo de satélite no russo moderno.

Essa imagem histórica acima mostra um técnico terminando de ajustar o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da Terra. A esfera pressurizada era feita de alumínio e tinha cinco objetivos científicos preliminares: testar o método de se colocar um satélite na órbita da Terra, fornecer informações sobre a densidade da atmosfera pelo cálculo do seu tempo de vida em orbital, testar os métodos ópticos e por meio de ondas de rádio para rastrear objetos em órbita da Terra, determinar os efeitos da propagação de ondas de rádio na atmosfera e checar os princípios da pressurização utilizados nos satélites.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_924.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .