fbpx

O Splash de Luz da Cratera Heine em Mercúrio

EW0244776297G.3band.mapped


observatory_1501054A cratera Heine, mostrado em detalhe nessa imagem, exibe o chamado Material de Baixa Refletância, LRM, e raios de alta refletância a oeste. O LRM (a área mais escura na parte inferior) é provavelmente o material mais escuro e mais antigo encontrado em algumas áreas do hemisfério sul em Mercúrio. Os raios brilhantes emanam da Cratera Degas que se localiza aproximadamente a 150 km ao norte. Heinrich Heine (1797 – 1856) é considerado um dos poetas alemães mais significantes do século 19. Um dos poemas mais conhecidos de Heine, é Die Lorelei.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imageamento em 3 cores de alta resolução do instrumento MDIS. O mapa produzido dessa campanha complementa o mapa base de 8 cores (com uma resolução média de 1 km/pixel) adquirido durante a missão primária da sonda MESSENGER imageando a superfície de Mercúrio em um subconjunto de filtros coloridos na resolução mais alta possível. Os três filtros coloridos de banda curta estão centrados nos comprimentos de onda de 430 nm , 750 nm e 1000 nm, e as resoluções das imagens geralmente variam de 100 a 400 metros por pixel no hemisfério norte do planeta.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1254


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo