O Sol Versus a Super Lua

A imagem acima, mostra algo inusitado, na batalha entre a Lua e o Sol em termos de tamanho, a Lua ganhou por pouco. Mas essa vitória aconteceu somente num determinado dia. A foto acima foi feita fotografando a Lua e o Sol no dia 6 de Maio de 2012 com a mesma câmera e com o mesmo telescópio. O dia 6 de Maio de 2012 já está famoso pois nesse dia a Lua Cheia ocorreu perto do perigeu, ou seja, no ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra, gerando a chamada super Lua, ou seja, a maior Lua Cheia do ano. Duas semanas depois, no dia 20 de Maio, a Lua estará no apogeu, o ponto mais distante da órbita da Lua ao redor da Terra, o que deve gerar a menor Lua em tamanho aparente. O mais interessante de tudo isso, é que geometricamente falando essa Lua estará na fase Nova e o melhor de tudo é que será fácil de fazer a comparação entre a Lua e o Sol, já que acontecerá o primeiro eclipse solar de 2012 que será visível na maior parte da Ásia, no Pacífico e na América do Norte. Ao longo da sua passagem de 240 a 300 quilômetros de largura o eclipse será anular. Perto do apogeu a menor Lua irá projetar sua silhueta no Sol, mas não irá cobrí-lo totalmente deixando um anel solar brilhante ao redor do Astro Rei.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120511.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.