O Sol Em Três Diferentes Comprimentos de Onda

De 20 a 23 de Março de 2018, o Solar dynamics Observatory da NASA capturou três sequências do nosso Sol em três diferentes comprimentos de onda do ultravioleta. As imagens resultantes ilustram como diferentes características que aparecem em uma sequência, são difíceis, e até mesmo impossíveis de serem observadas em outras.

Na sequência vermelha, 304 Angstroms, nós podemos ver espículas bem pequenas, jatos de material solar, e algumas pequenas proeminências na borda do Sol, que não são fáceis de serem observadas nas outras duas sequências. Na segunda sequência, a de 193 Angstroms, nós podemos prontamente observar um grande e escuro buraco coronal, que não é visível nas outras sequências. E na terceira, do comprimento de onda de 171 Angstroms, nós podemos ver fluxos de plasma acima de uma pequena porém ativa região, perto da borda direita do Sol. Esses são apenas 3 dos 10 comprimentos de onda do ultravioleta extremo que a SDO usa para fazer imagens do Sol a cada 12 segundos, todo os dias.

Crédito da imagem: NASA/GSFC/Solar Dynamics Observatory

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/our-sun-three-different-wavelengths

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.