O Sistema Solar Visto Pela Sonda MESSENGER

Se você observar o Sistema Solar fora do seu centro, como ele pareceria? Uma visão aproximada dessa situação foi feita recentemente pela sonda MESSENGER que atualmente orbita o Sol a uma certa distância de Mercúrio. Todos os planetas do sistema do Sol aparecem como pontos de luz, com os planetas mais próximos e mais brilhantes aparecendo como pontos mais brilhantes. Todos os planetas parecem orbitar na mesma direção e são aproximadamente confinados ao mesmo grande círculo ao redor do céu, o plano da elíptica. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter e Saturno são todos visíveis na imagem mostrada acima comprimida, enquanto que as posições de Urano e Netuno são mostrados mesmo que eles sejam muito apagados para serem observados. Plutão, que recentemente teve seu estado de planeta colocado em questão é muito apagado para ser observado. A Lua da Terra é visível, bem como as luas Galileanas de Júpiter. A imagem acima é o reverso de uma imagem feita de fora do Sistema Solar em 1990 pela sonda Voyager 1, mostrada abaixo. A sonda MESSENGER que já sobrevoou Mercúrio três vezes, está programada para entrar em órbita do planeta mais interno do Sistema Solar no próximo mês.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110223.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.