O Rio Paraná Visto do Espaço Pelo Envisat

A imagem acima mostra a parte sul do Brasil sendo cortada por toda a sua extensão pelo Rio Paraná. A imagem acima foi gerada com dados adquiridos pelo satélite Envisat.

Na área mostrada acima, o rio marca a divisa entre os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul ao norte e a oeste, São Paulo a leste e Paraná ao sul.

O rio, juntamente com seus afluentes cria uma grande massa de água que se espalha através de boa parte da região sul do continente sul-americano.

Estruturas de agricultura são evidentes na terra ao redor. A área é conhecida como a maior área produtora de café.

Perto do centro da imagem, pode-se observar a fumaça proveniente de um incêndio e que é mostrada sendo soprada para sudoeste, desde a sua fonte.

Grandes incêndios são vistos do espaço, os satélites têm a capacidade de não somente ver a fumaça sendo soprada de suas fontes mas também podem ver as cicatrizes deixadas nos locais onde os incêndios aconteceram. Os incêndios são observados do espaço quando a superfície da Terra é varrida nos comprimentos de onda do infravermelho termal.

O Advanced Along-Track Scanning Radiometer que viajava no Envista era como um termômetro, medindo a radiação infravermelha termal para poder converter assim os dados em temperatura tanto da terra como da superfície dos mares.

Antes do fim da missão do Envisat em Abril de 2012, os dados de radiometria contribuíram para gerar o chamado Atlas Mundial de Incêndios ATSR.

Temperaturas acima de 39? eram classificadas como incêndios pelo instrumento, assim ele era capaz de detectar incêndios de pequena escala em plantas industriais devido a alta temperatura do local. Os incêndios são melhores detectados a noite, quando o terreno ao redor está mais frio.

Essa imagem foi adquirida pelo instrumento MERIS do Envisat no dia 19 de Março de 2012.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEM3228X73H_index_0.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.