O Rio Negro de Poeira Interestelar

Um rio negro de poeira parece correr a partir do centro da nossa galáxia e então mergulhar num campo estelar repleto de maravilhas do espaço fotogênicas. A parte a direita da imagem aqui reproduzida revela muitos desses objetos, incluindo, a brilhante estrela laranja Antares, a nebulosa da Cabeça do Cavalo, o aglomerao globular estelar M4, o sistema de estrelas Rho Ophiuchi, a Nebulosa do Cachimbo, a Nebulosa da Lagoa, a Nebulosa Trífida, a Nebulosa da Pata do Gato, e o centro multicolorido da nossa galáxia. Essa imagem capturada em detalhe extraordinário, cobre aproximadamente 50 graus do céu noturno, um tamanho equivalente a 100 luas cheias, cobrindo as constelações de Sagitário, Ophiucus e Escorpião. O rio negro propriamente dito pode ser visto como conectando a estrela Antares e se expandido por 100 anos-luz. A partir do momento que esse Rio Negro localiza-se a aproximadamente 500 anos-luz de distância, ele somente parece como uma ponte para o centro distante da nossa galáxia localizado a 25000 anos-luz de distância.

Fonte: http://apod.nasa.gov/apod/ap100719.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.