O Rim de Mercúrio

A imagem acima mostra uma região localizada na porção sudoeste da Bacia Carolis. A imagem colorida nos permite ver o forte contraste com relação à natureza das rochas que formam o interior e o exterior da bacia. As partes norte e leste da imagem são dominadas pelo material de coloração laranja brilhante que constitui o assoalho da bacia. Fora da bacia, nas partes sul e oeste, um material de coloração azul escura pode ser encontrado. No centro da imagem pode-se ver uma depressão em forma de rim  que é envolvida por um halo de material mais claro. Essa feição já foi imageada em uma resolução mais alta e acredita-se que seja uma abertura vulcânica.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?gallery_id=2&image_id=877

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.