fbpx
28 de novembro de 2021

O Retrato de Uma Família Espacial Unida: O Ônibus Espacial Endeavour Acoplado a Estação Espacial Internacional

Fotos lançadas recentemente mostram a Estação Espacial Internacional acoplada com o ônibus espacial Endeavour, veículo esse que teve papel fundamental na construção desse verdadeiro laboratório espacial. As fotos são as primeiras feitas de um ônibus espacial acoplado à estação da perspectiva da sonda russa Soyuz.

No dia 23 de Maio de 2011, a Soyuz, carregando o cosmonauta russo Dmitry Kondratyev, a astronauta da NASA Cady Coleman e o astronauta da Agência Espacial Europeia PAolo Nespoli, voltava para a Terra. Quando a sonda estava a uma distância de aproximadamente 600 pés da estação o controle da missão deu o comando para que a sonda fizesse uma rotação de 130 graus. Esse movimento permitiu que Nespoli registrasse imagens em alta definição e vídeos de alta resolução do ônibus espacial Endeavour acoplado à Estação Espacial Internacional.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1969.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo