O Real Tamanho do Pedaço de Rocha no Cume do Pico Central da Cratera Tycho na Lua

As vezes quando falamos na escala de determinadas estruturas é difícil imaginar o real tamanho delas caso não tenhamos uma referência para comparação. Por exemplo, o famoso pedaço de rocha de 120 metros de largura que descansa sobre o cume do pico central da cratera Tycho na Lua (http://cienctec.com.br/wordpress/?p=14049) parece ser pequeno e delicado, como um ovo em um ninho. Mas olhando com calma e analisando o tamanho real desse pedaço de rocha, pode-se concluir que ele não é tão pequeno assim, por exemplo ele é do tamanho de um campo de baseball (como mostra a imagem acima). Essa rocha também tem o tamanho de alguns dos asteroides que passam raspando a Terra e que só são observados quando estão muito próximos de nós. Se o “ovo” da cratera Tycho fosse um asteroide ele entraria na atmosfera da Terra e seria desintegrado antes de atingir o solo, nem formaria uma cratera, mas proporcionaria um efeito muito interessante de ser observado.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/July+8%2C+2011

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.