O Rastro das Estrelas Registrado Sobre as Montanhas Alborz no Irã

A bela imagem grande angular acima mostra os rastros estelares coloridos arqueando sobre uma montanha e abrilhantando a paisagem noturna. Devido à rotação da Terra, foram adicionadas de forma digital exposições consecutivas feitas com uma câmera montada fixa num tripé e apontada para o sul. As imagens foram feitas nas cadeias de montanhas Alborz no Irã. As estrelas traçam arcos concêntricos ao redor do polo celeste sul do planeta. Quando combinadas, as exposições curtas revelam também a cor das estrelas. Os rastros azulados são de estrelas mais quentes que o Sol, enquanto que os rastros amarelados são de estrelas mais esfrias. Perto do centro, é possível ver o rastro rosado em destaque da região de formação de estrelas da Nebulosa de Orion.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180302.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.