O Rápido Mapa de Acesso às Feições Lunares e Uma Bela Ferramenta de Pesquisa Desenvolvida Pela LROC

A equipe da Lunar Reconnaissance Orbiter Camera lançou outra ferramenta para acessar e mostrar as imagens captadas pelas câmeras de ângulo restrito e vasto da sonda LRO. O QuickMap é um mapa global – com projeção cilíndrica equidistante e ortográfica para os polos – que sobrepõem imagens da NAC e da WAC. As bordas vermelhas são na verdade uma grande chateação, mas ainda precisamos delas, e a primeira coisa que se pode fazer ao acessar o mapa é clicar no sinal de mais na parte superior direita para desligá-las, e também clicar no sinal de menos na parte inferior direita para desligar o mapa índice. Ao clicar duas vezes em qualquer lugar do mapa você estará dando um zoom na região escolhida. Uma escala parecida com a encontrada na ferramenta de mapas do google, o Google Maps permite variar a resolução desde 32 km/pixel até 0.5 m/pixel. Uma vez que você escolhe a resolução de 32 km/pixel as imagens da NAC são sobreposta no mosaico WAC. Em qualquer escala você pode escolher para sobrepor também os dados de altimetria do LOLA, fazendo assim mais fácil a comparação da morfologia com a topografia. A equipe da LROC está pedindo sugestões. Além de colocar a escala de elevação do terreno, pode-se pensar em ferramentas úteis como medidor de distância, com o qual se poderia calcular o diâmetro de crateras e de pedaços de rochas, além de se determinar o comprimento de canais e cadeias. Outra capacidade que seria útil seria a aparição do nome das feições, à medida que se passasse o cursor sobre elas. Essa ferramenta teria especial utilidade nos dados do lado escuro da Lua que é bem menos conhecido que o lado visível. Com certeza a equipe da LROC irá pensar em todas essas utilidades, a equipe trabalha muito bem e está fornecendo para todos nós uma ferramenta de última geração. Obrigado LROC. Para acessar o mapa e começar a sua própria viagem na Lua entre em: http://target.lroc.asu.edu/da/qmap.html

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/March+24%2C+2011

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.