O Raio Verde e a Super Lua

A imagem acima mostra instantes um pouco antes do nascimento da chamada super Lua de 6 de Maio de 2012, a maior Lua Cheia desse ano, numa pacífica baía. Na foto acima pode-se ver os barcos gentilmente atracados perto do farol de La Pedrix na costa de Brittany na França. Mas o que é impressionante nessa imagem não é a Lua em si, mas sim o raio verde que foi registrado nesses instantes que precedem o seu nascimento. O vídeo abaixo mostra a sequência completa testemunhada pelos observadores. A foto acima se refere aos dois segundos iniciais do filme onde um forte raio verde na Lua pode ser observado. Enquanto que a observação da chamada super Lua pôde ser acompanhada praticamente em todo o planeta Terra, as circunstâncias que produzem o chamado raio verde é restrito a poucos locais. Os raios verdes observados no Sol e na Lua são causados pela refração atmosférica ampliada pela longa e baixa linha de visada e pelos fortes gradientes de temperatura, condições favorecidas por um horizonte no oceano.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120510.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.