fbpx

O QUE SÃO TOLINAS E POR QUE O ELON MUSK SE INTERESSOU? | SPACE TODAY TV EP.1769

Link para comprar o novo kit da Space Today Store:

https://mailchi.mp/d402bc9a0310/sptd

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

<a href=”https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join” target=”_blank” rel=”nofollow”>https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Antes de mais nada, espero que você não seja corinthiano como eu e tenha lido Tolima no título!!! Brincadeira sem graça, vamos ao que interessa.

A sonda New Horizons já mandou muitos dados e imagens do seu sobrevoo pelo Objeto de Cinturão de Kuiper, 2014 MU69, mundialmente conhecido como Ultima Thule.

Uma das imagens mais interessantes, é a imagem colorida do objeto. Que é essa aí que vou mostrar agora para vocês.

Ao observar essa imagem pode-se notar que o objeto é avermelhado. Então logo vem a pergunta, por que?

A resposta é fácil, porque ele é formado por tolinas!!!

Mas o que são tolinas?

Falando de forma bem ampla, tolinas são cadeias complexas de carbono que são geradas quando a luz ultravioleta atinge moléculas ricas em carbono como metano e etano.

O resultado é uma substância avermelhada.

O nome colina foi dado por ninguém menos que Carl Sagan, que criou o material em seu laboratório quando tentava reproduzir as condições químicas no início da Terra quando a vida começou.

A ideia é que a natureza pode na total ausência de biologia, produzir cadeias de carbono cada vez mais complexas até dar o salto para a proteína biológica e para a vida.

As tolinas são moléculas orgânicas complexas que poderiam ser a chave para esse processo, então os cientistas têm muito interesse em saber como elas ocorrem no universo.

A Terra nos seus primeiros momentos era um local rico em tolinas, mas com o passar do tempo se transformou num local rico em oxigênio, e o oxigênio acaba eliminando a tolina.

Assim, as tolinas só podem ser criadas em laboratório.

Em alguns locais do Sistema Solar como Titã, Tritão e em objetos distantes, tolinas já foram encontradas.

A questão é que existem diferentes tipos de tolinas, e nós só saberemos se a criada nos laboratórios da Terra é a mesma desses objetos o dia que conseguimos trazer amostras desses mundos distantes.

A New Horizons, quando passou em 2015 por Plutão, e fez imagens detalhadas do planeta anão notou áreas avermelhadas, e em Caronte, no polo norte do objeto viu uma região inteira bem avermelhada, tudo isso causado pela presença de tolinas.

Alguns cometas também pode ter a presença de tolinas, mas são alteradas quando eles passam perto do Sol.

Por esse motivo o estudo de objetos do Cinturão de Kuiper é de suma importância, esses objetos estão lá em estado primordial preservando todas as informações necessárias para entendermos a evolução do nosso sistema.

As tolinas são a pista para a nossa história como organismos vivos, e são bem comuns no universo, basta pensar que metano e etano são comuns e que a toda a estrela produz radiação ultravioleta, ou seja, os ingredientes estão todos aí, e aí, será então que a vida é fácil de ser encontrada por aí?

Lá vem eu falar da vida novamente, não é mesmo, deixem aí nos comentários o que acham disso tudo!!!

#Tolinas #ElonMusk

Fonte:

http://blogs.discovermagazine.com/crux/2019/03/18/tholins-new-horizons-ultima-thule/#.XKDi_RNKjx4

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo