O Que São Raios Cósmicos? – Space Today TV Ep.1381

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

Continuando na explicação de conceitos que foram expostos na última semana com a descoberta da origem dos neutrinos de alta energia, o próximo conceito importante é sabermos o que são os raios cósmicos.

Os raios cósmicos são partículas subatômicas carregadas que constantemente chovem na Terra e veem de todas as direções.

Na verdade eles não são raios, são partículas, e veem numa grande variedade de energia, os raios cósmicos de baixa energia são abundantes, mas nas altas energias eles são bem mais raros.

Pode-se dizer que o campo da física dos raios cósmicos nasceu em 1912 com o físico Victor Hess.

Ele fez experimentos perigosos colocando na alta atmosfera balões com instrumentos específicos, medindo que a taxa de ionização aumentava com altitude.

A 17 mil pés de altura, a ionização era 4 vezes maior que no nível do mar, e com isso ele mostrou que as partículas vinham de fora da Terra.

Com esse experimento Hess descobriu a radiação cósmica. Mas o problema e uma questão que surgiu daí foi, de onde esses raios cósmicos vinham, qual a origem deles.

Na década de 1930, os raios cósmicos se tornaram uma janela importante para as partículas menores que os átomos, quando os raios cósmicos chegam na Terra, eles podem colidir com os núcleos dos átomos na atmosfera criando assim uma “chuva” de bilhões de partículas secundárias.

Os raios cósmicos foram até 1950 a única maneira de se estudar partículas menores que os átomos.

A ciência se desenvolveu e conseguiu detectar uma grande variedade de partículas secundárias geradas a partir dos raios cósmicos, partículas como posítrons, múons, píons e muitas outras, tudo isso começou na década de 1930.

Depois com os aceleradores de partículas essas partículas começaram a ser produzidas e detectadas.

Os raios cósmicos são muito importantes para se entender a física de partículas e os neutrinos também, e conhecer a sua origem responde a uma questão que remonta o início de toda a história lá em 1912.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.