fbpx

O que São Blazars? – Space Today TV Ep.1380

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

Semana passada foi anunciada pela primeira vez a fonte de um neutrino de alta energia.

E essa descoberta trouxe conceitos novos e objetos novos para o grande público que talvez poucas pessoas tivessem ouvido falar.

Um desses objetos são os blazars.

Vou tentar explicar o que são esses objetos.

No centro da maior parte das galáxias existe um buraco negro supermassivo, esse buraco negro supermassivo pode estar relativamente inativo, como o da Via Láctea.

Isso quer dizer que ele se alimenta poucas vezes em intervalos de milhares de anos.

Porém, existem em algumas galáxias buracos negros supermassivo muito ativos, ou seja, que estão se alimentando constantemente, isso devido ao suprimento de material da galáxia ser muito grande e servir como alimento para ele.

Esses buracos negros muito ativos são chamados de núcleos ativos de galáxias, ou AGNs.

Nos AGNs, parte do material não cai na direção do buraco negro, mas sim fica circulando ao seu redor, formando o que se chama de um disco de acreção.

Esse material gira a alta velocidade e isso faz com que ele fique superaquecido, com esse aquecimento ele começa a emitir radiação em diferentes comprimentos de onda, ondas de rádio, raios-gamma, raios-X.

Essa radiação emitida, devido ao campo magnético é transformado em jatos de partículas relativísticas, isso quer dizer que essas partículas energéticas são ejetadas na velocidade próxima a da velocidade da luz.

A maneira como nós observadores, observamos esses jatos acaba dando a classificação para os AGNs.

Se ao observamos um AGN e vemos o seu jato de partículas de lado, o AGN é chamado de quasar.

Se ao observarmos um AGN vemos o seu jato com uma determinada angulação, esse AGN pode ser uma galáxia do tipo Seyfert ou uma radiogaláxia, dependendo de determinadas emissões espectrais.

Agora se observamos um AGN e vemos o seu jato de frente, estamos diante de um blazar.

Esse nome blazar veio dos primeiro objetos observados com essa características, chamados de Objetos BL Lacertae e pela semelhança com um quasar.

O disco de acreção de um AGN é um verdadeiro acelerador de partículas natural e nesse acelerador são gerados os raios cósmicos de alta energia e os neutrinos de alta energia que foram detectados pelo IceCube.

No próximo vídeo vou tentar explicar o que são os raios cósmicos, para que possamos tentar entender melhor o que foi essa descoberta.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.