fbpx
22 de fevereiro de 2024

O Que Reside Dentro de Uma Grande Galáxia Espiral?


Olhando uma imagem como essa acima da grande galáxia espiral NGC 1232, ficamos tentados a nos perguntar, o que existe ou pode existir dentro de um magnífico objeto como esse? A galáxia é dominada pelo brilho de milhões de estrelas e por linhas escuras de poeira, tudo isso preso a um turbilhão de braços espirais circulando um centro que sofre impacto nas bordas externas de forças invisíveis geradas pela matéria escura.

Aglomerados abertos contendo estrelas brilhantes azuis podem ser vistos espalhando-se pelos braços espirais, enquanto que linhas escuras da densa poeira interestelar pode ser vista atravessando esses braços. Menos visíveis, porém detectáveis, são as bilhões de estrelas normais apagadas e os vastos traços de gás interestelar, juntamente essas duas populações dominam a dinâmica no interior da galáxia.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/11/-image-of-the-day-the-grand-spiral-galaxy-what-resides-within.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo