O QUE REALMENTE DISSE O CIENTISTA DA NASA SOBRE A VIDA EM MARTE | SPACE TODAY TV EP1985

Quer dizer que um cientista da NASA, disse que nós vamos encontrar vida em Marte, será que é isso mesmo?

Vamos conversar sobre isso.

Vamos começar dando nome aos bois, o cientista é o Dr. Jim Green, um físico norte-americano que trabalha na NASA desde 1979, atualmente ele tem o cargo de chief scientist na agência espacial norte-americana.

No dia 28 de Setembro de 2019 ele conversou com o jornal The Telegraph, onde falou sobre as novas missões que irão explorar o planeta Marte.

E é aí que começa toda a confusão.

Eu li a matéria original no The Telegraph e em momento algum ele disse que vamos encontrar vida em Marte.

Mas o que ele disse então?

Para entendermos o que ele disse vamos entender primeiro o que vai acontecer com Marte nos próximos anos.

No ano de 2020, devido à oposição do planeta, uma pequena frota de sondas será enviada para Marte, nessa frota podemos incluir a missão Mars 2020 da NASA, a ExoMars da ESA, uma missão chinesa e uma missão dos Emirados Árabes Unidos.

Tirando a missão chinesa e a dos emirados árabes, que nós pouco sabemos sobre ela, a Mars 2020 e a ExoMars têm alguns objetivos bem claros.

As duas missões estão sendo enviadas com o objetivo de procurar e tentar encontrar algum indício de vida antiga em Marte, para isso elas irão perfurar a superfície do planeta Vermelho a uma profundidade nunca antes atingida.

Além disso, a missão Mars 2020 vai recolher amostras e deixar em latinhas espalhadas na superfície para serem enviadas para a Terra em missões posteriores.

O Dr. Jim Green disse então que está muito animado com essas missões pois existe a possibilidade que elas encontrem algum vestígio de vida passada em Marte.

Jim Green acredita que deve haver vida em Titã, e em demais satélites do sistema solar, porém vida microbiana, até aqui nada demais também.

ele comentou também que a grande descoberta anunciada pela ESA em 2018, de um reservatório de água submerso em Marte foi muito impactante e que ele não sabe como seria a reação se fosse anunciada a descoberta de vida em Marte.

Mas repetindo ele não disse em momento algum que isso iria acontecer, ele só disse, e está certo, que a chance de se encontrar vestígios de vida, aumenta muito, com duas missões explorando o planeta, e isso ele está realmente certo.

Mas ele também comenta que o principal desafio a princípio é pousar essas sondas em Marte, a ESA e a ROSCOMOS nunca conseguiram, e a NASA embora tenha conseguindo sabe que não é uma tarefa fácil.

Ele fala que tem que ser feita uma coisa de cada vez.

Então, parem de falar por aí que um cientista da NASA disse que nós vamos encontrar vida em Marte, porque ele não falou isso em momento algum.

#Marte #VidaEmMarte #JimGreen

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.