fbpx

O Que É Isso? Uma Boa de Fogo Sobre As Montanhas Rochosas?

A foto acima parece ter registrado uma bola de fogo cruzando o céu no final da tarde. Contudo, o que está sendo observado aqui não tem nada a ver com meteoros ou bolas de fogo, na verdade essa imagem mostra uma nuvem particularmente brilhante. Essa foto foi feita sobre as Montanhas Rochosas na parte sudoeste de Alberta no Canadá, não muito longe de Calgary um pouco antes do pôr-do-Sol em 23 de Abril de 2012. Essa nuvem em particular não havia chamado a atenção de ninguém até ter alcançado a posição 22 graus a esquerda do Sol, na mesma altitude com relação ao horizonte que o Sol. Nessa posição ela ascendeu de forma surpreendente. Essencialmente ela agiu como um parélio esticado. Os cristais de gelo que compõem a nuvem estavam orientados da maneira correta para refratar a luz do Sol através de seus prismas de 60 graus. A luz do Sol entra através das faces laterais dos cristais e sai através da face lateral oposta, inclinada em 60 graus com relação ao ângulo de entrada.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/fireball-over-the-rockies.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.