fbpx

O Que Causa A Variação No Eixo de Rotação da Terra? – Space Today TV Ep.1490

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

A Terra é um planeta complexo, possui uma série de movimentos e movimentos que têm suas mais diferentes origens.

Um desses movimentos é o chamado movimento polar, esse movimento é a variação do eixo de rotação da Terra que acontece à medida que ela gira, essa variação é de cerca de 10 centímetros por ano, e no decorrer de um século, ela pode ser maior que 10 metros.

O problema é o que causa esse movimento.

Agora pela primeira vez, os cientistas conseguiram identificar os processos responsáveis pela variação no eixo de rotação da Terra.

Os processos estão todos relacionados com a distribuição de massa na Terra, tanto na sua superfície como no seu interior.

Um primeiro processo identificado pelos pesquisadores, foi a perda de massa na Groenlândia. Com o aumento das temperaturas na Terra, no século 20 a massa de gelo na Groelândia diminuiu, uma massa de 7500 gigatoneladas de gelo derreteu da Groelândia durante esse período, com isso, a massa foi transferida para os oceanos, aumentou o nível dos mares e ajudou a oscilar o eixo de rotação da Terra.

Sim, temos essa perda em outros locais da Terra, mas devido à posição da Groenlândia essa perda tem contribuído de forma mais decisiva.

Outro processo responsável pela variação no eixo de rotação da Terra, é o chamado, ajuste pós-glacia, ou ajuste isostático. Esse ajuste acontece pela massa de terra que retorna a sua posição original depois de ter passado muito tempo pressionada pelo gelo. Quando o gelo derrete, ocorre esse ajuste por isostasia, e essa variação na massa, ajuda a alterar o eixo de rotação da Terra. Um terço da variação do eixo da Terra no século 20 se deve a esse ajuste pós-glacial.

E o último processo que ajuda nessa variação, é a convecção que acontece no manto da Terra. É a convecção que é responsável pelo movimento das placas tectônicas na superfície da Terra, e essa circulação de material no manto da Terra, faz com que a massa sofra uma variação consequentemente variando o eixo de rotação da Terra.

Com os três fatores bem identificados, os pesquisadores podem agora fazer a distinção da mudança de massa e do movimento polar que é causado por processos intrínsecos do planeta, e aqueles que temos um certo controle como, por exemplo a mudança climática.

E você tenho certeza que nunca pensou que a mudança climática pudesse ter esse efeito, não é mesmo, mudar o eixo de rotação da Terra. E só para lembrar, se esse eixo mudar drasticamente, isso altera as estações e consequentemente a vida na Terra.

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7240

Artigo:

http://www.marzeion.info/sites/default/files/adhikari_etal_18.pdf

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo