O Que Acontece Quando Uma CME Emitida Pelo Sol Atinge a Terra

observatory_150105O vídeo acima foi feito por Göran Strand de Östersund, Suécia e mostra o que aconteceu no dia 17 de Março de 2013 quando uma Ejeção de Massa Coronal atingiu o campo magnético da Terra. Dois dias antes, a mancha solar AR 1692 produziu uma flare solar de Classe M1 que resultou nessa CME que atingiu a Terra.

Esse vídeo acima foi feito com uma câmera que consegue capturar todo o céu que é mostrado de forma especial entre as 19:20 e 23:35 UT do dia 17 de Março de 2013.

Strand, disse que esse vídeo consiste de 2464 imagens brutas resultando numa quantidade de dados de 30 Gb. A imagem mostrada no começo do vídeo e abaixo é um mosaico da nossa estrela feito em hidrogênio alpha a partir de 10 imagens registradas no dia 16 de Março de 2013. Essa imagem do Sol somou 10 Gb de dados a serem processados. Para termos uma ideia da escala da mancha solar no Sol, uma imagem da Terra é colocada junto com o vídeo para se ter uma noção do que estamos falando e lidando. Desse modo 40Gb de dados foram processados numa atividade que durou 5 dias. Com certeza o trabalho valeu muito a pena!

size-of-earth

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo