O Projeto Asas Para a Ciência Voa Sobre o Paranal e Faz Bela Imagem Do Magnífico Complexo Astronômico

potw1328a

observatory_15010585Esta vista aérea do Observatório do Paranal foi obtida em dezembro de 2012 por Clémentine Bacri e Adrien Normier, que voaram num ultraleve especial amigo do ambiente, numa viagem de um ano em torno do mundo. Esta fotografia mostra a beleza natural da paisagem no local remoto que acolhe uma das melhores infraestruturas astronômicas do mundo, o Very Large Telescope do ESO (VLT), com os seus quatro telescópios independentes de 8,2 metros situados no cume do Cerro Paranal.

O ESO tem uma parceria para a divulgação com o projeto ORA Asas para a Ciência, uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece apoio aéreo a organizações de investigação públicas. Os dois membros da tripulação do projeto voaram sobre os observatórios no norte do Chile, entre outros, antes de deixarem a América do Sul e partirem para a Austrália. No decurso da sua viagem em volta do mundo, a equipe ajuda os cientistas em projetos tão diversos como amostragem de ar, arqueologia, observação de biodiversidade e modelagem de terrenos a 3D.

Os pequenos filmes e belas imagens produzidos durante os voos são utilizados para fins educativos e promoção da investigação local. A viagem de circumnavegação da equipe começou em junho de 2012 e terminou a 17 de junho de 2013, com a aterrisagem no Espectáculo Aéreo de Paris.

Fonte:

http://www.eso.org/public/portugal/images/potw1328a/

alma_modificado_rodape10585

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.