O Primeiro Imigrante Interestelar do Sistema Solar – Space Today TV Ep.1264

Visite a loja do canal, a Space Today Store:

https://www2.spacetodaystore.com

Faz tempo que eu não falo dele, mas acho que todo mundo aqui lembra do 1I/Oumumua, o nosso visitante interestelar, aquele objeto que provavelmente veio de outro sistema estelar e passa pelo nosso Sistema Solar.

Uma coisa importante, sobre ele, é que ele não é um residente do nosso Sistema Solar, mas um visitante, ou seja, chega, passa e vai embora.

Mas será que pode existir algum objeto residente no nosso Sistema Solar que teve origem em outro sistema estelar?

Sim, pode, e um estudo muito interessante acaba de ser publicado sobre isso e contou até com a participação de brasileiros do instituto de geociências da UNESP de Rio Claro.

Todos os planetas do nosso Sistema Solar, e a grande maioria dos demais objetos, incluindo aí, asteroides, planetas anões , viajam ao redor do Sol na mesma direção.

Porém, os astrônomos descobriram um asteroide, chamado 2015 BZ509, um asteroide do tipo Centauros que pertence ao grupo dos asteroides troianos, ou seja, aqueles asteroides que compartilham a órbita de Júpiter.

O que chamou a atenção dos astrônomos é que esse asteroide se move na direção oposta, ou seja, ele tem uma órbita retrógrada.

Os pesquisadores perceberam que se esse asteroide fosse nativo do nosso Sistema Solar, ele deveria ter uma órbita que seguisse a mesma dos demais objetos.

Para tentar entender o que pode ter acontecido, os pesquisadores rodaram inúmeras simulações. E aí está o diferencial desse trabalho.

foram simulações com o que eles chamam de estatística de alta resolução, usando n corpos no Sistema Solar, para então chegar a uma conclusão.

As simulações conseguiram retroceder no tempo em que o Sistema Solar tinha acabado de se formar e elas mostraram que o 2015 BZ509 sempre se moveu dessa maneira.

Isso mostra que ele não tem sua origem no nosso sistema solar, mas sim que ele foi captura de outro sistema estelar.

Mas como isso é possível?

Já falei para vocês que o Sol nasceu num aglomerado de estrelas, como toda estrela e depois que esse aglomerado se dissipou.

Nesse momento, em que as estrelas ainda estão unidas, seus sistemas planetários estão se formando elas estão próximas relativamente, essa proximidade pode fazer com que uma estrela capture objetos de outra estrela como asteroides e até mesmo planeta.

Lembrando que alguns pesquisadores defendem e já mostraram isso em simulação que o Planeta 9, se ele existir, pode ser um planeta capturado pelo Sol.

E como eu pergunto sempre, o que essa descoberta pode mudar a sua vida?

Bem, essa descoberta tem implicações importantes, sobre a formação do Sistema Solar e sobre a sua evolução.

Os autores defendem no artigo uma revisão nos modelos ou pelo menos em parte desses modelos, e isso pode ter implicação até mesmo no fato da vida existir em um determinado sistema planetário.

Então está aí, o 2015 BZ509 é o primeiro residente interestelar do nosso sistema solar.

fonte:

https://www.ras.org.uk/news-and-press/3126-first-interstellar-immigrant-discovered-in-the-solar-system

Artigo:

https://watermark.silverchair.com/sly057.pdf?token=AQECAHi208BE49Ooan9kkhW_Ercy7Dm3ZL_9Cf3qfKAc485ysgAAAagwggGkBgkqhkiG9w0BBwagggGVMIIBkQIBADCCAYoGCSqGSIb3DQEHATAeBglghkgBZQMEAS4wEQQMtVfWniqXXu0zyYsjAgEQgIIBW324BrthxgBP7igFly2IIJY463foiLqQdS3K2oA4OIQ91pBJQEFPTcs5SwuvGG5YiG_lfecnySRLGLQTmFpQn1V33WqxNN9DPpsCnufWm9WED6aZuyEKyJsTmTlGVHdSO6_kYAFftEUF1u4j4aX19A2sMxnDAJZnRKfWjA7JzqgHPLpWEKznebcaVTM0bYJ7ocjXVYTVdspFK5j2MyDSl_eWJ35B4P9L-ray-TXI6UU_c0gNJnS7gchA4Wyoz8EjLcoEvSBjZmnnKDGv1GAve93Ad4RVdJw28SOwnc-ZVoyJi6_v0qG32jnWPh0fjFLICsqPScoird5Z-qNt84KMHCaMnjQtmza51s4Zd88bTPYhK1p8eLKHRxeO6JUWz26OAfDPlgO0rjAScPZHB4ztwT1MrmK6qndHMfNJHe4Gvv665mG6P7_JbrG3GGr2j_zvymNLZMU1b6cssE7H

https://www.padrim.com.br/spacetoday

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.