fbpx

O Pôr-Do-Sol Em Marte Observado Pela Viking 1

pia00567a

No dia 20 de Julho de 1976, às 9:12, hora de Brasília, a NASA recebeu o sinal de que o módulo de pouso Viking 1 tinha atingido com sucesso a superfície de Marte. Esse grande feito representou a primeira vez que os EUA pousou um veículo na superfície de Marte, coletando uma grande quantidade de dados que foram usados posteriormente para todas as outras missões da NASA ao Planeta Vermelho. Logo que pousou em Marte, a Viking 1 fez a sua histórica foto do terreno empoeirado e rochoso (foto abaixo). A Viking 1 e posteriormente o módulo orbital Viking 2 coletaram uma grande quantidade de dados científicos além de muitas imagens em alta resolução, começando assim a pavimentar o caminho para um dia, no futuro, o homem pisar em Marte.

pia00381

A imagem colorida, principal desse post, mostra a superfície de Marte na área conhecida como Chryse e foi feita pelo módulo de pouso Viking 1, olhando para sudoeste, cerca de 15 minutos antes do pôr-do-Sol na noite de 21 de Agosto de 1976. O Sol está numa elevação de 3 ou 4 graus acima do horizonte e cerca de 50 graus à direita da borda da imagem. As feições topográficas locais são acentuadas devido ao baixo ângulo de iluminação do Sol. Uma depressão pode ser vista perto do centro da imagem, logo acima das pernas do módulo de pouso, depressão essa que não era evidente nas imagens feitas com o Sol mais alto no céu. Logo além da depressão pode-se observar rochas com cerca de 30 centímetros de diâmetro. As sombras difusas acontecem devido ao fato da luz do Sol que é espalhada pela atmosfera empoeirada de Marte, como resultado da grande trajetória percorrida pela luz do Sol, quando o Sol está se pondo. Na direção do horizonte, algumas manchas brilhantes, do embasamento são reveladas.

Ontem eu postei um vídeo no canal sobre os 40 anos da chegada da Viking 1 em Marte, o vídeo está abaixo:

 

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/sunset-at-the-viking-lander-1-site

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo