O Pôr-do-Sol de Primavera em Estocolmo

pordosol_estocolmo_prim_01

observatory_150105A imagem acima não é uma miragem. Também, a crença de alguns turistas de que a Escandinávia tem dois sóis, um ordinário e um Sol da meia noite que só aparecer no verão, é falsa. Peter Rosen, fez imagens do pôr-do-Sol em dois dias consecutivos de céu claro (22 e 23 de Março), dias esses bem próximos ao equinócio de primavera. Ele então sobrepôs as imagens , o Sol mais a direita é o do dia 23 de Março. Em somente um dia, o Sol subiu no céu de maneira apreciável e o ponto em que ele se pôs foi desviado para o norte por mais de 0.75º dando assim 5 minutos e 21 segundos extra de dia claro. Sinais bem vindos depois de um inverno longo, frio e escuro no norte.

pordosol_estocolmo_prim_02

O eixo de rotação da Terra é inclinado em aproximadamente 23.5º com relação ao plano em que ela descreve sua trajetória ao redor do Sol. No equinócio,  o Sol nasce perto exatamente do ponto leste e se põem no ponto oeste. No hemisfério norte, os pontos do nascer e do pôr-do-Sol se inclinam para o norte, à medida que a primavera avança fazendo com que os dias sejam cada vez maiores. As mudanças são mais rápidas no equinócio e tendem a zero no solstício de verão.

pordosol_estocolmo_prim_03

As miragens normalmente geram múltiplos sóis ou no mínimo múltiplas fatias do Sol. Mas as imagens são quase sempre empilhadas na vertical. Para se ter uma miragem que desloca as imagens lateralmente, seria necessário se ter blocos com o ar com diferentes temperaturas se encontrando em planos próximos da vertical. Isso não acontece exceto para o exemplo perto de uma parede vertical aquecida pelo Sol.

pordosol_estocolmo_prim_04

Fonte:

http://atoptics.co.uk/fz882.htm

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.