O Polo Sul de Fobos Imageado Pela Sonda Mars Express

Onde você pousaria nessa lua? A lua na imagem acima, aqui reproduzida, não é a Lua da Terra, mas sim Fobos, a lua mais próxima de Marte. Fobos é tão perto de Marte que se espera que esse satélite se parta e caia no planeta vermelho nos próximos 100 milhões de anos. No começo de 2011, contudo, a sonda da ESA, a Mars Express, fez imagens detalhadas de uma área ao redor do pólo sul do satélite. Visíveis na incomum superfície escura da pequena lua estão muitas crateras circulares, longas cadeias de crateras e estranhas listras. A grande Cratera Stickney, que aparece à direita, foi também visível na imagem correspondente do pólo norte do satélite feita há dez anos. Essa imagem e outras feitas pela Mars Express (http://cienctec.com.br/wordpress/?p=7802) possuem a excelente resolução de até 10 metros e com essa resolução elas são úteis para examinar propostas de locais de pouso para a futura missão Fobos-Grunt. A sonda robótica russa Fobos-Grunt está programada para ser lançada em direção a Fobos no final de 2011 e para retornar com amostras da superfície do satélite em 2014.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110124.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.