O Planeta Terra Visto Pela Sonda Juno

efb10-r


observatory_1501053No dia 9 de Outubro de 2013, a sonda Juno passou pela Terra, usando a gravidade do nosso planeta para ganhar a velocidade necessária para alcançar o planeta Júpiter. A JunoCam registrou essa imagem da Terra, e outros instrumentos foram testados para garantir que eles trabalharão como desejado quando a sonda chegar ao seu destino.

juno-jupiter-probe-infographic-131008a-02


A sonda Juno foi lançada do Kennedy Space Center da NASA na Flórida em 5 de Agosto de 2011. O foguete da Juno, o Atlas 551, só foi capaz de dar a Juno energia suficiente ou velocidade para alcançar o cinturão de asteroides, ponto esse em que a gravidade do Sol puxou a sonda Juno de volta para o Sistema Solar interno. O sobrevoo pela gravidade da Terra aumentou a velocidade da sonda Juno, dando a ela velocidade para coloca-la em rota para a chegar no planeta Júpiter em 4 de Julho de 2016.

juno_jupiter


Para saber mais sobre a sonda Juno e a sua missão em Júpiter, os dois infográficos nesse post explicam como a missão funciona, e o que ela está indo fazer no Gigante Gasoso. A foto abaixo mostra a sonda Juno, passando pela Terra e como foi fotografada pelo telescópio do site slooh.com. Para mais informações sobre a missão Juno acesse o site: http://missionjuno.swri.edu/

juno_flyby_slooh


Fonte:

http://www.nasa.gov/content/earth-from-juno/#.UmWn2Pk_tbU

alma_modificado_rodape1055

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.