fbpx

O Planeta de Yuri Gagarin

No dia 12 de Abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Alexseyevich Gagrin tornou-se o primeiro ser humano a ver a Terra do espaço. Comentando sua visão da órbita, ele comentou, “O céu é muito escuro, a Terra é azulada. Tudo pode ser visto bem claro”. Para celebrar, estamos publicando aqui essa bela imagem recente feita desde a Estação Espacial Internacional. A fascinante visão do planeta a noite foi feita de uma altura de 240 milhas e registrada no dia 28 de Março de 2012. As luzes da cidade de Moscou na Rússia, são vistas perto do centro da imagem, e um dos painéis solares da ISS pode ser visto à esquerda da imagem. Além disso, uma aurora e o brilho da luz do Sol ao longo da suave curva do horizonte da Terra também podem ser observados nessa bela imagem. Mergulhadas no brilho esverdeado da aurora e bem perto do horizonte logo acima das luzes da cidade de Moscou é possível ver as estrelas do aglomerado estelar das Plêiades.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120412.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.