O Planeta 9 Será Detectado Pelos Futuros Telescópios Gigantes? – Space Today TV Ep.1287

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
—————————————————————————–

Será que o Planeta 9 um dia será detectado?

Vamos falar um pouco sobre isso.

Primeiro, um pergunta ou observação que sempre fazem, é a seguinte, como conseguimos detectar tantos exoplanetas, que estão a centenas de anos-luz de distância da Terra, mas o Planeta 9 que está no nosso Sistema Solar não conseguimos observar?

Bem, vamos lá, primeiro, no caso dos exoplanetas, embora existam sim imagens de exoplanetas, elas são muito poucas, o que se mais tem na verdade são curvas de luz, ou variações nos movimentos das estrelas que indicam a presença de um exoplaneta, no rigor da palavras nós não observamos esses exoplanetas, nós podemos inferir a existência deles.

No caso do Planeta 9 a sua detecção é diferente, nós precisamos observar esse planeta, ele deve estar muito longe do sol, e por isso reflete muito pouca luz, lembrando sempre que os telescópios podem ser resumidos como baldes de fótons, ou seja, quanto mais fótons um objeto emite mais fácil é a sua detecção, e no caso o Planeta 9 deve emitir poucos fótons.

Mas vocês sabem que existem fortes evidências para a existência do Palneta 9, estudos e simulações feitas com as órbitas dos chamados KBOs, indicam que suas órbitas são alinhadas e agrupadas, graças a presença do chamado Planeta 9.

Basicamente, é preciso ter mais tecnologia, telescópios maiores e com um bom campo de visão para poder quem sabe detectar o Planeta 9. E aí entra a segunda parte do que quero falar.

Nós sabemos que a partir de 2020, começarão a ser instalados o que é chamada de a próxima geração de telescópios, incluindo o TMT, o ELT, o GMT e um conhecido como LSST.

O Large Synoptic Survey Telescope é um telescópio de próxima geração que deve entrar em operação em 2022, ele tem um espelho de 8.4 metros de diâmetro, ficará localizado em Cerro Pachón no chile, mas o seu campo de visão será maior que os dos outros telescópios.

Ele fará varreduras do céu de forma completa e irá gerar uma quantidade absurda de dados.

Entre os principais objetivos do LSST está resolver o problema da matéria escura, e também procurar no Sistema Solar por objetos perdidos, por NEOs, cometas entre outras coisas.

com as caracterísitas do telescópio e com os dados aproximados do que seria o Planeta 9, um grupo de pesquisadores resolveu simular a detectabilidade dele pelo LSST.

A conclusão do trabalho é que o LSST terá sim a capacidade de detectar, observar o Planeta 9, se ele existir.

Os pesquisadores vão até mais longe um pouco eles falam que se o LSST não observar, possivelmente o Planeta 9 não exista, e aí, os astrônomos terão que encontrar outra explicação para o alinhamento das órbitas dos KBOs.

E vocês o que acham, que o Planeta 9 será descoberto antes, será descoberto pelo LSST ou por algum outro grande telescópio de próxima geração?

Artigo:

Seja meu Patrão:

=====================================================

Seja um apoiador do Space Today:

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!