O Pico Central da Cratera Joplin em Mercúrio

jplin_stereo

observatory_1501054A Cratera Joplin brilha de forma espetacular em 3D. com seus famosos óculos vermelho-ciano, você conseguirá observar de forma maravilhosa o pico central da da Joplin, que se ergue a aproximadamente 1 km acima do assoalho da cratera. Essa imagem foi rotacionada de modo que o norte está na direção inferior com o objetivo de realçar o efeito 3D.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imageamento estereográfico de alta resolução do instrumento MDIS. As imagens da campanha de imageamento estereográfico são usadas em combinação com as imagens do mapa base morfológico da superfície ou com as imagens do mapa base de albedo para criar visões estereográficas de alta resolução da superfície de Mercúrio, com uma resolução média de 200 metros por pixel. Observar a superfície sob as mesmas condições de iluminação, mas de dois ou mais ângulos distintos permite que informações sobre as feições topográficas de pequena escala da superfície de Mercúrio sejam obtidas.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1238

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.