O Pico Central Azul da Cratera Bartok em Mercúrio

EW1026540771G.3band.mapped


observatory_150105Bartok, uma grande cratera complexa no hemisfério sul de Mercúrio, está localizada no centro do frame acima. Nessa imagem colorida, o pico central da Bartok parece ser azul e é mais escuro do que a superfície ao redor. Isso sugere que o soerguimento central é composto de material que possui propriedades diferentes do terreno ao redor, fornecendo pistas sobre a história geológica da região. A sudoeste da Bartok, uma cratera jovem com raios impressionantes também é visível na imagem acima.

A imagem acima foi adquirida como um conjunto planejado de imagens de 11 cores de alta resolução. Adquirir imagens em 11 cores é uma nova campanha que começou em Março de 2013 e que utiliza todos os 11 filtros de banda curta coloridos da câmera WAC. Devido ao grande volume de dados envolvidos, somente feições com um interesse científico especial são planejadas para serem imageadas em todas as 11 cores.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1390


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.