O Pequeno Mundo do Paranal


A foto publicada no ESO essa semana é um pouco diferente, mas mostra que o Observatório do Paranal pode mesmo ser um Pequeno Mundo. A foto na realidade mostra o que se pode fazer atualmente com os programas de processamento de imagem e montagens. Todas as fotos que o ESO lança são fáceis de serem processadas, de modo que qualquer pessoa pode criar a sua própria interpretação das facilidades ali disponíveis.

A interpretação mostrada aqui foi criada pelo astrônomo Alex Parker. Ele registrou um pouco da essência do que é o Observatório do Paranal, um pequeno mundo onde os astrônomos deixam a Terra para trás e viajam até as estrelas, pelo menos de maneira metafórica.

O observatório localiza-se nas profundezas do Deserto de Atacama no Chile, deserto esse que lembra e muito um ambiente alienígena. Ele é longe da civilização e da vida moderna, é um lugar onde os astrônomos gastam suas noites vasculhando e descobrindo as maravilhas do universo usando um dos mais modernos equipamentos de observação, o Very Large Telescope, ou VLT. O VLT é a razão pela qual o Cerro Paranal foi transformado de apenas mais uma montanha nos Andes Chilenos para uma base de excelência em pesquisas astronômicas de primeira linha.

Quando a noite cai no Paranal, e o céu é então recheado de estrelas, nebulosas, e galáxias próximas, a grandiosidade de tudo isso enfatiza o nosso verdadeiro lugar no universo, como ficou muito bem retratado nessa imagem, ou seja, estamos todo s flutuando através do espaço em um pequeno pedaço de rocha.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1138a/


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.