O Pai Que Silenciou A Omicron Ceti

Até na astronomia o pessoal brinca com o primeiro de abril, dia mundial da mentira. Hoje o caso de maior repercussão, sem dúvida alguma foi a notícia publicada hoje no site astropt, vejam a notícia aqui: http://astropt.org/blog/2012/04/01/grande-sismo-em-jupiter-com-graves-repercussoes-nas-luas-aconteceu-ha-minutos/. O pequeno conto abaixo não é uma mentira, mas uma história interessante sobre um fato que desde a Guerra dos Mundos assola a realidade humana. Os Omicron Cetians, habitantes do sistema estelar de Omicron Ceti, se silenciaram. Após monstros alienígenas terem sido relatados perturbando o sono de sua filha por quatro noites seguidas, seu pai tomou uma atitude. Quando questionada a última vez, a filha pareceu ter indicado que os monstros viriam de um sistema planetário possivelmente soando como Omicron Ceti. Omicron Ceti é uma estrela gigante vermelha localizada a uma distância estimada entre 200 e 400 anos-luz na constelação Cetus. Esse é um sistema binário composto por Mira A e Mira B. Para atingir a raiz do problema, o pai então levou sua filha para o lado de fora da casa e usando um poderoso laser destruiu o lar dos maldosos alienígenas. De maneira engraçada, a estrela pai do sistema Omicron Seti se mostra agora instável e está aumentando seu brilho de forma destacada. Bem, essa é a piadinha astronômica que saiu no site APOD. Na verdade a estrela apontada é a estrela Omicron Seti, também conhecida como Mira, uma famosa estrela variável, que deve atingir o máximo de seu brilho novamente no final de Agosto de 2012. E o pai em questão mostrado na imagem acima está apontando a estrela e mostrando para a sua filha ao seu lado que aquela estrela tem o mesmo nome dela.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120401.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.