O Outro Lado do Eclipse de 20 de Maio de 2012

Á medida que o eclipse anelar de 20 de Maio de 2012 fez com que observadores ao redor do mundo procurassem a melhor posição para ver o anel de fogo do Sol enquanto a Lua projetava sua silhueta no Astro Rei, o satélite Terra da NASA registrava o outro lado do evento, a sombra da Lua cruzando a Terra.

Registrada desde de uma altura de 240000 milhas no espaço, a sombra lunar escureceu uma região circular de 300 km de largura sobre o norte do Oceano Pacífico na imagem principal desse post, que foi adquirida pelo instrumento MODIS, ou Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer do satélite Terra, às 20:30 UT do domingo, dia 20 de Maio de 2012.

Onde a Lua passa em frente ao Sol, a superfície da Terra aparece escura (a metade esquerda da imagem). Ao redor das margens de sombra, a superfície do nosso planeta aparece amarela acastanhada. A sombra gerada pelo eclipse consiste de duas partes, a região da umbra completamente mergulhada na sombra, e região da penumbra parcialmente localizada na sombra.

O eclipse foi visto primeiramente sobre o leste da Ásia e então se moveu ao redor do globo terrestre, tornando-se mais tarde visível na costa oeste dos EUA. Conhecido como eclipse anelar já que durante o seu momento máximo o Sol não fica completamente eclipsado e sim com um anel ao redor da Lua, resultado da órbita elíptica da Lua. O efeito foi dramático e foi registrado por milhares de observadores espalhados ao redor do mundo, bem como por algumas testemunhas acima do mundo.

Embora existam algumas imagens nitidamente falsas circulando pelas redes sociais como sendo imagens do eclipse visto do espaço essas aqui apresentadas, do satélite e da ISS são as verdadeiras.

E quando será o próximo eclipse? Ele acontecerá no dia 13 de Novembro de 2012, quando um eclipse total será visível da Austrália, pelo Pacífico Sul e pela América do Sul.

Fonte:

http://www.universetoday.com/95350/the-other-end-of-an-eclipse/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.