O Olho do Dragão – NGC 6826

O Olho do Demônio da NGC 6826 é intensificado pela presença de dois aviadores avermelhados que se localizam horizontalmente na imagem. Os arredores que brilham com um verde apagado acredita-se seja o gás que compunha quase metade da massa da estrela pela maior parte de sua vida. A estrela quente remanescente (no centro da estrutura oval de cor verde), uma das mais brilhantes estrelas em qualquer nebulosa planetária, envia um vento rápido para dentro do material mais antigo, formando assim uma bolha interior quente que empurra o gás mais velho para frente formando um anel brilhante. A NGC 6826 está localizada a 2200 anos-luz de distância da Terra na constelação de Cygnus.

A observação do Telescópio Espacial Hubble feita para gerar essa imagem aconteceu em 27 de Janeiro de 1996 com a Wide Field and Planetary Camera 2.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/10/image-of-the-day-the-dragons-eye.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo