O Oceano Perpétuo

O vídeo acima mostra as correntes na superfície dos oceanos ao redor do mundo durante o período de Junho de 2005 até Dezembro de 2007. A visualização não inclui narração nem anotação, o objetivo aqui foi usar os dados de fluxo do oceano para criar uma experiência simples, porém visceral.

Essa visualização foi produzida usando o modelo computacional da NASA e do JPL chamado de Estimating the Circulation and Climate of the Ocean Phase II, ou ECCO2. O ECCO2 é um modelo de alta resolução do oceano e do gelo no mar global. O ECO2 tenta modelar os oceanos e o gelo no mar para aumentar a precisão das resoluções que começam a resolver as estranhezas dos oceanos e outros sistemas estreitos de correntes que transportam calor e carbono nos oceanos. O modelo ECO2 simula o fluxo dos oceanos em todas as profundidades, mas somente o fluxo superficial é usado nessa visualização. Os padrões escuros sob o oceano representam a batimetria submarina. O exagero das feições terrestres é de 20x e o exagero batimétrico é de 40x.

Crédito: NASA/Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio

Fonte:

http://svs.gsfc.nasa.gov/goto?3827

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.