O Objeto de Hoag: Uma Misteriosa Galáxia de Anel

O mistério dessa imagem é: Estamos vendo uma ou duas galáxias? Essa questão veio a tona em 1950, quando o astrônomo Art Hoag descobriu esse estranho objeto extragaláctico. Na parte externa existe um anel dominado por estrelas brilhantes azuis, enquanto que no centro localiza-se uma bola de estrelas muito mais vermelhas que provavelmente são muito mais velhas. Entre as duas feições existe um vazio que parece quase que completamente escuro. Como esse objeto se formou ainda é um mistério. Entre as possibilidades inclui-se uma colisão entre galáxias ocorrida há bilhões de anos atrás e a força gravitacional afetou a barra central que desde então desapareceu. O Objeto de Hoag se espalha por aproximadamente 100000 anos-luz e localiza-se a aproximadamente 600 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação da Serpente. Coincidentemente, visível no vazio, aproximadamente na posição semelhante à de 1 hora no relógio, existe ainda um outro galáxia de anel que provavelmente localiza-se ainda mais distante. Essa imagem mostra um objeto realmente fascinante.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/07/image-of-the-day-hoags-object-a-mysterious-ring-galaxy-600-million-light-years-distant.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.