O Nome das Feições Escuras na Lua

Embora a imagem da Lua Cheia mostrada acima não seja uma novidade muito grande para ninguém, o que é novo nessa imagem e que foi o trabalho árduo de Howard Eskildsen é o nome dado, nesse caso, especificamente a todas as feições da Lua que se apresentam como manchas escuras quando olhadas da Terra, e que devido a isso receberam nomes de Mares Lunares. Porém, como se pode ver no próprio nome da figura, não só de mares vivem as regiões escuras da Lua, elas também podem receber outras designações, como lacus, palus e sinus. Essa imagem na verdade faz parte de uma série de imagens feitas pelo autor para construir o seu próprio atlas da Lua e nesse caso o desafio foi identificar as regiões escuras. O que é interessante de notar nessa imagem é como pequenos pedaços de terreno escuro podem receber nomes de mares e principalmente como um pedaço tão grande não foi relacionado com esse tipo de feição. Nesse ponto estamos falando da Grimaldi que é o nome dado por Riccioli para uma planície delimitada por paredes e localizada perto do limbo oeste da Lua que contém um destacado pedaço de lava de mar. Nos anos de 1960 as paredes da Grimaldi foram reconhecidas como sendo o anel interno de duas bacias de impacto. Normalmente, os pedaços de mares localizados dentro das bacias recebem nome, então nesse caso esse pedaço deveria se chamar Mare Grimaldi.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/March+29%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.