fbpx

O Nascer da Lua Avermelhada Sobre Vezprem na Hungria

Alguns incêndios estão prejudicando a região  sul da Hungria e os ventos do sul estão trazendo a fumaça desses incêndios em grandes massas. No sábado, observadores do leste da Hungria relataram uma Lua vermelho escura nascendo, nesse dia em Veszprem, onde foi feita a foto acima o dia estava nublado, mas ele limpou no domingo a tarde. A Lua nasceu invisível e tornou-se notável somente quando estava 5 graus acima do horizonte, nesse dia não existiam nuvens, somente a fumaça dos incêndios bloqueando a luz da Lua. Monika Landy-Gyebnar começou então a fazer uma série de imagens à medida que a Lua subia no céu e então fez a composição mostrada acima que apresenta a mudança de coloração da Lua em um intervalo de 15 minutos. A Lua ainda permaneceu alaranjada mesmo depois de alcançar alturas no céu bem maiores.

A imagem acima foi feita em 2 de Setembro de 2012, com uma câmera Nikon D5100 com uma lente Nikor de 300 mm, em ISO 320, f/5.6 e 1/1.6 segundos de exposição para cada foto. As fotos foram empilhadas para montar a composição no programa computacional Startails.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/September+8%2C+2012

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .